sábado, 7 de março de 2015

Papinhas saudáveis....

Oi...
Sempre tento manter uma alimentação saudável para toda a família. Mas é bem difícil....
....se para eu mesma comer só o que "deveria" não é fácil, imagina levar os filhos e o marido para o mesmo caminho...

Na verdade, se formos parar para pensar, está cada vez mais difícil termos uma alimentação "ideal"...
...a toda hora aparecem novos estudos, novos alimentos, novas dietas....

O que precisamos mesmo é nos aproximar ao máximo da alimentação mais natural possível e menos industrializada, menos gordurosa, menos salgada ou doce...!
Enfim...se formos entrar neste assunto teremos muitaaaaa coisa a falar, pensar...escrever, pesquisar!

Minha filha sempre comeu de tudo quando era pequena, ou melhor "mais pequena" pois ela ainda tem 5 anos...
....hoje ela adora um doce, mas ainda conseguimos que coma muita fruta...só nos legumes é que não arrisca muito...ontem até que, depois de muitas vezes insistir, experimentou abobrinha...e gostou...uhuuuu!!!! 
...no almoço geralmente come arroz, feijão uma carne e salada (alface (misturo rucúla, agrião, espinafre, mas para ela é alface hihi....), tomate, pepino e cenoura são as que ela aceita)...o difiícil é que ela enrola muito para comer...se fosse um docinho comeria rapidinho, mas... pelo menos come!!!

Érico está com um ano e aceita tudo...
Hoje melhorei as "papinhas" comparando com as que eu fazia para Elisa...
Há 5 anos atrás eu fazia quase sempre a mesma coisa...mesmo legumes com arroz e músculo, ou macarrão, ou frango....
...hoje eu uso as mesmas carnes...músculo ou peito de frango....
...mas coloco muita variedade de legumes e temperos...e procuro usar produtos integrais...

Geralmente faço dois tipos e congelo alguns potinhos....
Congelo também a carne já cozida para ser mais fácil e rápido!
Tento usar em uma arroz integral (ultimamente estou usando 7 grãos) e na outra macarrão ou somente os legumes mesmo (principalmente se já tem batata) com quinoa.

 Procuro usar temperos diferentes, os que tenho na horta: alecrim, tomilho, manjericão, sálvia...
Ele nunca recusou...

Algumas vezes ele já tem comido o que comemos, como na foto dos pratos...o de cima era da Elisa e o de baixo do Érico. Eu tinha feito carne ensopada (tatu). Neste dia eu fiz separado alguns legumes....com quinoa e manjericão!

 Aqui ele está comendo arroz integral com brócolis, cenoura, beterraba e espinafre...
Cheguei a achar que ele não iria gostar, mas comeu tudo...


 Estas foram as últimas que fiz....
Primeiro cozinhei músculo, depois fui acrescentando batata, abobrinha, cebola, alho, tomate em uma panela e na outra coloquei batata doce, abóbora, arroz 7 grãos, cebola e alho.
No final acrescentei alecrim em uma delas e na outra sálvia...
Na hora de servir eu piquei agrião e misturei....



E assim vou fazendo...sem uma receita certa...uso o que tenho, mas procuro diversificar....
Para minha sorte meu filho come tudo o que faço, sei que muitas crianças são bem difíceis na hora de comer....
Mas não devemos desistir, as crianças muitas vezes demoram para aceitar, não devemos obrigá-la, mas sempre oferecer novamente e pedir que pelo menos experimente....
....isso aprendemos lendo o livro "Crianças francesas comem de tudo" de Karen Le Billon. 
Ainda não lemos ele todo, mas é bem interessante.  
Boa noite bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar meu blog e deixar um recadinho para mim...! Bjs