quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pão de Castanha do Pará e Panquecas Integrais com Salmão e Espinafre!

Boa tarde! Encontrei a melhor receita de pão, das que eu fiz até agora. Adorei, Elisa, Charles e minha mãe também. A receita original é com avelãs, mas eu tinha castanha do pará e fiz com elas... Ficou uma delícia!

Pão Integral de Castanha do Pará
Elisa gostou mesmo
Receita (original retirada do blog La Cucinetta)

Ingredientes:
110g  avelãs tostadas e trituradas (usei castanhas do pará)
300g  farinha de trigo integral
200g  farinha de trigo para pães (usei farinha pronta para pão preto)
7g (1 1/2 colh. (chá)) fermento ativo seco (usei o pacotinho de 10g)
2 colh. (chá) sal
1 colh. (chá) mel
360ml água (+ umas 2 colh. (sopa), se o tempo estiver MUITO quente e seco)

Modo de preparo:
Numa tigela, misture as farinhas e o fermento. Em outra, misture a água, o sal e o mel. Junte o líquido às farinhas e misture bem até formar uma massa. Despeje numa bancada limpa e sove bem até que a massa comece a ficar elástica, uns 10 min.  

Ao fim da sova, junte as avelãs (castanhas) e sove novamente até que elas estejam bem espalhadas pela massa. Polvilhe pouca farinha e forme uma bola. Coloque em uma tigela ligeiramente enfarinhada, cubra com um pano de prato e deixe fermentar por 30-45 minutos. Retire o ar, forme uma bola novamente, cubra novamente com o pano e deixe fermentar por mais 30-45 minutos, até que dobre de tamanho novamente e um dedo pressionado levemente deixe a marca.

Divida a massa em duas partes iguais e forme baguettes curtas. Coloque em uma superfície bem enfarinhada, cubra com um pano de prato, e deixe fermentar por 1h a 1h30, até que dobre de tamanho e um dedo levemente pressionado faça uma marca que volte lentamente para o lugar (se a marca ficar desta vez, passou do ponto).

Faça um corte no sentido do comprimento de cada pão, com 1cm de profundidade. Dê umas 15 borrifadas de água fria dentro do forno (não fiz), fechando o forno. Asse por cerca de 30 minutos, até que estejam dourados e soem ocos quando os nós dos dedos baterem na parte de baixo. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.

 E para melhorar não vai gordura...perfeito! Até agora o melhor, mas vou continuar experimentando novas receitas...neste blog da La Cucinetta tem muitas receitas de pães bem interessantes!


Hummm...a cada 15 dias os meninos do nosso grupo Phaukatruas se encontram e alguém cozinha, nesta semana o Charles que fez o jantar e de entrada fez a sopa Thai, que passei a receita esses dias, e um salmão como prato principal...como a sopa é muito gostosa, não sobrou muito espaço para os meninos comerem o salmão e logo....sobraram alguns pedaços...almoçamos ontem e à noite fiz uma panqueca.....

Panqueca Integral com Salmão e Espinafre



Receita (massa do blog Na minha panela e recheio do blog Cozinha Festeira)

Ingredientes da massa:
1 xíc. de farinha integral
1 xíc de leite desnatado
1 ovo
Pitada de sal

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador ou mixer.
No blog ela diz que rende 5 discos, mas dobrei a receita e consegui fazer 6. Talvez a frigideira que usei era maior que a dela. Então a quantidade pode variar. Use uma frigideira antiaderente, passe um pouquinho de óleo e deixe esquentar. O resto acho que todos sabem né? hehe....

Ingredientes do recheio:
Espinafre
Salmão (eu já tinha salmão assado)
Cebola
Salsinha, cebolinha (ou qualquer tempero verde que tenha ou queira, usei um pouquinho de coentro e cebolinha verde)
Requeijão (usei creme de ricota light)
(Obs.: As quantidades voê decide, mais salmão ou mais espinafre...fiz de olho mesmo!)

Modo de preparo:
Lave o espinafre, coloque para cozinhar durante 3 minutinhos em água fervendo com sal. Com ele já cozido, corte em pedacinhos bem pequenos e reserve. Asse um pedaço de salmão temperado com azeite, sal e pimenta do reino e triture, reserve. Em uma frigideira coloque azeite e um punhado de cebola, quando ficar transparente, acrescente o salmão, o espinafre, salsinha picada e creme de ricota.

Pronto...agora é só montar as deliciosas panquecas como quiserem...eu enrolei e amarrei com cebolinha verde levemente cozida e o restinho do molho coloquei por cima com um pouco de mussarela ralada.

E...umas lavandas lindas....adoro! Em frente ao hotel em que ficamos em Gramado!


Beijos....




4 comentários:

  1. Oi, Lê!!
    Td bem?
    Me apaixonei por estas panquecas!
    As imagens estão maravilhosas e parecem ser uma delícia!
    Vou tentar fazer!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. oi Fê, tudo bem? Realmente as panquecas ficaram lindas e gostosas...tenta fazer mesmo e não desista pois no começo eu sempre errava na hora de "fritar" a massa, mas com o tempo pegamos o jeito hehe...eu ainda preciso melhorar para ficarem mais fininhas....
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog,as receitas... os crochês...curto muito artesanato.E gramado que lugar lindo!
    Abraço...

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar meu blog e deixar um recadinho para mim...! Bjs